priscila rampin
  • home
  • FOTOLivro / PHOTOBook
  • Paisagens do lixo
  • Instituto de Pequenas Desordens
  • Dia de Feira
  • Acessos à Natureza
  • Altura Infinita
  • APRON
  • Muito Além do Horizonte
  • I came from U.S. on a boat
  • Desde donde no se vio la bomba
  • Arquivos Nucleares
    • Abrigo para o fim do mundo
    • Fallout Shelter
    • Desclassificados
    • Trinitita
    • Contra exposição
  • Gravuras Desenhos Técnica Mista
  • contact form
  • bio
  • agenda
Picture
Picture
Picture
primeiro plano: Trinitita (2019) que compõe a série Arquivos Nucleares.

Detalhes sobre Trinitita (aqui) 

Arquivos Nucleares (2017-2021)

Em 2016, durante uma viagem ao Japão, conheci Mito Kosei, sobrevivente do ataque com bomba nuclear a Hiroshima, nos jardins do Museu da Paz. Persuadida por estar no epicentro onde ocorreu uma das maiores catástrofes mundiais, vez ou outra, era tomada por situações ilogicamente desorientadoras: a imaginação aflita transformava as paisagens industriais do sul da ilha em plantas bélicas e árvores sobreviventes à bomba atômica transportavam o presente a um passado que não vivi. 
Após décadas de sua ocorrência, os fatos não apenas são capazes de produzir emoções devido à gravidade do que revelam, como também, impõem desafios políticos urgentes, dada a incerteza sobre o que o futuro reserva às sociedades. 
Arquivos Nucleares promove interferências artísticas em três circunstâncias históricas da bomba nuclear: os primeiros testes dos dispositivos de destruição em massa conduzidos pelos Estados Unidos, o bombardeio a Hiroshima e a exploração comercial dos abrigos de proteção, conhecidos como fallout shelters, incentivada pelo governo americano nas décadas posteriores ao massacre das cidades japonesas. 
Além da viagem ao Japão, foram feitas pesquisas de campo nas proximidades da vila militar do Estado de Nevada (EUA)  onde ocorreram centenas de testes com bomba atômica, e em Cienfuegos (Cuba), cidade que abriga as ruínas de uma usina nuclear que seria construída com subsídios russos. 


o projeto foi desenvolvido durante o curso de doutoramento  junto ao instituto de artes da unb, brasília, df

Agradecimentos: Mito Kosei, Marcelo Barboza, MUnA, João Oliveira, Subsolo Laboratório de Arte, Dannys, Bettina, Omar, Zuleica, Carmen, La Ceiba Gráfica. 
Picture
registro de visita à Hiroshima em 2016
Exposições:

2019 Subsolo Laboratório de Arte, Campinas, SP. (individual)
2019 A Paisagem que nenhum de nós pode ver pelo outro, MUnA, Uberlândia, MG. (coletiva em parceria com o artista João Oliveira, Salvador, BA.)
2020 Bienal Internacional de Artes de Asunción, Paraguay  BIA, curadoria de Bettina Brizuela (Paraguai), Dannys Montes de Oca (Cuba) e Omar Estrada (Canadá - Cuba). (coletiva)
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture

Atomic Wear (2018) é uma vestimenta usada para as fotoperformances de Contra exposição (aqui).
Foi inspirada em um traje da década de 60 que prometia proteção contra a radiação emitida pela explosão nuclear.

Picture
Planta Nuclear de Juragua (2019) litogravura. Mais detalhes (clique aqui).
Picture

Picture

Picture

Picture

Picture
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • home
  • FOTOLivro / PHOTOBook
  • Paisagens do lixo
  • Instituto de Pequenas Desordens
  • Dia de Feira
  • Acessos à Natureza
  • Altura Infinita
  • APRON
  • Muito Além do Horizonte
  • I came from U.S. on a boat
  • Desde donde no se vio la bomba
  • Arquivos Nucleares
    • Abrigo para o fim do mundo
    • Fallout Shelter
    • Desclassificados
    • Trinitita
    • Contra exposição
  • Gravuras Desenhos Técnica Mista
  • contact form
  • bio
  • agenda