priscila rampin
  • home
  • FOTOLivro / PHOTOBook
  • Paisagens do lixo
  • Instituto de Pequenas Desordens
  • Dia de Feira
  • Acessos à Natureza
  • Altura Infinita
  • APRON
  • Muito Além do Horizonte
  • I came from U.S. on a boat
  • Desde donde no se vio la bomba
  • Arquivos Nucleares
    • Abrigo para o fim do mundo
    • Fallout Shelter
    • Desclassificados
    • Trinitita
    • Contra exposição
  • Gravuras Desenhos Técnica Mista
  • contact form
  • bio
  • agenda
Desde donde no se vio la bomba (2019)
Fotografia, fotoperformance e litogravura

Trabalho desenvolvido durante a residência artística  "Expedición Interconexiones o Arte en Diálogo con la 13a Bienal de La Habana" com curadoria de Andrés Hernández (Cuba-Brasil) e organização de Luiz Armando Bagolin (Brasil) e Fabrício Reiner (Brasil).

Nos anos de 1970, os governos de Cuba e da União Soviética uniram esforços para construir a Planta Nuclear de Juraguá, localizada nas imediações da cidade de Cienfuegos, Cuba. Um projeto ambicioso e utópico devido a necessidade orçamentária para sustentá-lo. 
Para além dos riscos inerentes à geração de energia atômica, a proximidade geográfica com o Estado da Flórida alarmaram os Estados Unidos contra o prenúncio de desenvolvimento de arma nuclear. Anos antes do início da construção de Juraguá, Cuba havia instalado mísseis balísticos de origem russa em seu solo. 
O ideal atômico cubano nunca se completou, consequentemente, nenhuma das aventadas ameaças. O que resta nessa paisagem industrial e na vida em meio aos edifícios inacabados da cidade nuclear (originalmente destinada a receber trabalhadores de Juraguá) ativam, continuamente, certo aturdimento e a memória, por vezes não fiel, daquele tempo. 

Exposição | Group show
2019 Cárdenas Contemporaneo, La Habana, Cuba
2020 Bienal Internacional de Asunción - BIA, curadoria de Bettina Brizuela (Paraguai), Dannys Montes de Oca (Cuba) e Omar Estrada (Canadá - Cuba)

Publicação | Publication
2020 Revista Poiésis, v21, n36, jul/dez 2020, p. 163-172.
​Veja aqui: doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.41046


Agradecimentos | thanks to: Taller Experimental de Grafica de La Habana, Andrés Hernández, Danilo Garcia, Arelis Hernández, Bienal Internacional de Artes de Assunção, Marcelo Barboza, Cumulus Press, Galeria Ponto 


Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture


Titulo | Title: Planta Nuclear de Juragua (2019)
edição: 3 + PA
Técnica | technique :Litogravura desenvolvida e impressa no Taller Experimental de Grafica de La Habana
41(L) x 31(A) | 12in x 16in
Papel Arches 100% algodão 300g/m2 | Arches paper, pure cotton









Picture
detalhe do selo de autenticidade do Taller Experimental de Grafica de La Habana

stamped by Taller Experimental de Grafica de La Habana
Picture
Picture

VEJA NO YOUTUBE
links sobre a Planta Nuclear de Juraguá (copie e cole no navegador)
Original publicado no Granma (2001)
​https://web.archive.org/web/20110325111134/http://www.granma.cu/documento/ingles01/041-i.html
Original publicado no site Nuclear Threat Initiative 
https://web.archive.org/web/20070123090844/http://www.nti.org/db/nisprofs/over/juragua.htm
Trecho do filme La obra del Siglo (2015), de Carlos Machado Quintela

https://www.radiotelevisionmarti.com/a/cuba-la-obra-del-siglo-en-festival-de-brasil/97168.html

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • home
  • FOTOLivro / PHOTOBook
  • Paisagens do lixo
  • Instituto de Pequenas Desordens
  • Dia de Feira
  • Acessos à Natureza
  • Altura Infinita
  • APRON
  • Muito Além do Horizonte
  • I came from U.S. on a boat
  • Desde donde no se vio la bomba
  • Arquivos Nucleares
    • Abrigo para o fim do mundo
    • Fallout Shelter
    • Desclassificados
    • Trinitita
    • Contra exposição
  • Gravuras Desenhos Técnica Mista
  • contact form
  • bio
  • agenda